Hoje na UFMT
Vencedor de Cannes influencia estudantes de Comunicação da UFMT
Um filme sobre as raízes do mal: esta foi a síntese dada pelo cineasta Michael Haneke ao apresentar, na 33ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, o filme “A Fita Branca” (Das weisse band. Áustria/Alemanha, 2009, 144 minutos), atração da “Sessão Curta ao Sábado” deste fim de semana (02 de julho), às 18 horas, no Auditório do Centro Cultural da UFMT. O curta-metragem matogrossense “Fita Amarela” (2010, 13 minutos), de Madiano Marcheti, abre as exibições. Entrada franca e pipoca grátis. Classificação indicativa: 18 anos
Sobre o filme
A história ambienta-se numa pequena aldeia alemã, no princípio do século XX, pouco antes do estouro da 1.ª Guerra Mundial. A tranqüilidade do lugar na verdade não passa de aparência. Este pequeno mundo isolado, que parece viver segundo uma série de regras morais e religiosas, está corrompido nos seus sentimentos e valores mais profundos.
Não é difícil enxergar no filme uma fábula sobre as raízes do nazismo, que em poucas décadas tomaria conta da Alemanha, seguindo os mesmos monstruosos princípios da justiça com as próprias mãos contra os alvos tidos como "culpados" por algum tipo de ruptura da ordem social tida como ideal - bem como a busca da eliminação dos mais fracos e dos deficientes.
De qualquer modo, "A Fita Branca" pode ser visto como uma crítica profunda a vários tipos de autoritarismo. Por isso, é o tipo de filme para o qual espectadores atentos poderão encontrar diversas interpretações. Além da Palma de Ouro em Cannes de Melhor Filme em 2009, o filme recebeu diversos prêmios em festivais internacionais, sendo premiado com o Globo de Ouro de Filme Estrangeiro de 2010. No mesmo ano o filme foi nomeado ao Oscar de Fotografia e Filme Estrangeiro.
O quê: Sessão Curta ao Sábado
Quando: Sábado (02/07/2011), às 18:00.
Onde: Auditório do Centro Cultural da UFMT
Entrada Franca e Pipoca grátis
Classificação Indicativa: 18 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário